sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ceará reduz 41% dos ataques a bancos

De acordo com a Polícia, redução também engloba ações criminosas com uso de materiais explosivos
Titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho, creditou redução a trabalhos conjuntos das forças de segurança
FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO
Francisco de Assis Fernandes da Silva, o 'Barrinha', foi preso em junho e transferido para presídio federal
Francisco Lopes Justino, preso em setembro deste ano, também foi encaminhado a presídio federal
Juscelino Costa da Fonseca figurava na lista dos mais procurados do Estado quando foi preso por policiais civis
O paraense Sandro Moreti Alves Marçal foi capturado pela DRF em operação realizada em maio

O número de ataques a bancos no Ceará, em 2014, caiu próximo da metade em comparação com o ano passado. De acordo com dados da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), foram 34 ataques a menos neste ano.

Em 2013, a Polícia contabilizou de janeiro a novembro 82 ações contra instituições financeiras no Estado. Somente no mês de maio foram 14 ataques no Ceará. Conforme a Polícia, o cenário de terror estabelecido na região pela ação dos bandidos foi, aos poucos, dando lugar a operações e prisões. Assim, de mais de uma dúzia de ataques em 30 dias, os registros policiais já chegam a apontar apenas uma ação, neste mês de novembro.

Em 2014, até o 11º mês do ano, segundo os dados da DRF, foram 48 ataques a estabelecimentosfinanceiros no Estado. A redução, portanto, foi de 41,46% em relação a 2013.

Os dados no Sindicato dos Bancários do Ceará sobre ataques a banco, excluindo 'saidinhas' e 'chegadinhas' bancárias, são maiores do que os divulgados pela DRF. O número de ataques em 2014 é de 57.

Integração

Para o titular da Especializada, delegado Raphael Vilarinho, os trabalhos unificados das forças de segurança do Ceará têm dado resultado e são o segredo do atual cenário. Vilarinho comemorou os números do Estado, exaltando a importância dos dados obtidos em âmbito nacional.

"A tendência em todo o Brasil é o crescimento dos ataques a banco. O Ceará vai na contramão, apresentando redução. Estamos servindo de exemplo para outros Estados", afirmou.

O delegado frisou que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) orientou que as forças atuassem unidas. "Por determinação do secretário Servilho Paiva (titular da SSPDS) e do delegado geral Andrade Júnior, as polícias estaduais trabalham em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Receita Federal, Polícia Federal (PF). Essa união tem conseguido trazer uma resposta à sociedade na redução da criminalidade", enfatizou.

Além das forças estaduais, o apoio das Polícias das unidades federativas vizinhas também resultou em maior abrangência no combate ao crime contra instituições financeiras no Ceará, segundo o delegado.

"A Operação Brasil Integrado e a Operação Fronteiras do Nordeste permitem uma troca de informações e de conhecimentos entre todos os setores envolvidos. Isso traz, além da experiência, uma maior agilidade nos procedimentos. A integração entre as forças de segurança dos Estados nos leva a informações precisas. Desta maneira, podemos equacionar uma operação de forma mais harmônica, levando ao êxito total da integração", comentou o titular da DRF.

Além da redução dos crimes, a utilização de explosivos nas ações criminosas também caiu. De acordo com Vilarinho, a redução de explosões foi de 30,30%. "De janeiro a outubro de 2013 nós registramos 33 ataques a bancos em que os criminosos utilizaram explosivos. Em igual período de 2014, este número caiu para 23", afirmou.

O titular da DRF apontou operações específicas para combater o tráfico de material explosivo como cruciais para a obtenção das reduções do uso dos produtos no Ceará. "Através da SSPDS foi montada uma força tarefa, incluindo Exército Brasileiro (EB), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícias Civil e Militar para reprimir e auxiliar na fiscalização da comercialização ilegal de explosivos", comentou.

Prisões

Para Vilarinho, as prisões também influenciam na diminuição das ações. Segundo o delegado, mais de 100 pessoas foram capturadas pela especializada somente neste ano. "O bandido assalta para investirem droga. Nossa metodologia é desarticular os 'bancos' de drogas que os criminosos mantém com os assaltos. Desarticulamos várias quadrilhas e prendemos indivíduos como Noé de Paula Moreira, Francisco Elno dos Santos Lopes, que estavam na lista dos mais procurados, assim como Juscelino Costa da Fonseca, o 'Terror' e Francisco de Assis Fernandes da Silva, o 'Barrinha'", salientou.

Levi de Freitas
Repórter
Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário