quarta-feira, 18 de março de 2015

Política: Cid Gomes poderá deixar Ministério da Educação

Governo teme que ministro possa atrapalhar relação com o Congresso Nacional


         A presidente Dilma Rousseff estuda a saída de Cid Gomes da pasta da Educação, segundo informação divulgada pelo jornal Folha de São Paulo nesta terça-feira (17). De acordo com a publicação, Dilma prepara uma reforma ministerial, em virtude da crise política e protestos ocorridos em todo o país. 

       A saída de Cid foi aconselhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula e outros integrantes do governo temem que o ministro possa complicar ainda mais a relação entre a presidência e o Congresso.

   A possível demissão do ex-governador do Ceará ocorre por conta de uma declaração concedida por Cid anteriormente. Em uma palestra para universitários, o titular da pasta da Educação declarou que existem deputados “achacadores” no Congresso Federal. A declaração causou polêmica e os deputados exigem a presença do político na Câmara para conceder explicações. 

      Com a saída de Cid Gomes, o atual ministro da casa Civil, Aloizio Mercadante, poderia assumir o cargo. Mercadante foi ministro da Educação na primeira gestão de Dilma Rousseff. Segundo a publicação da Folha, a presidente não está convencida que precisa retirar Aloizio do Planalto. 

Cid prestará esclarecimentos 

    A assessoria do MEC informou que Cid Gomes irá à Câmara Federal para prestar esclarecimentos sobre a declaração concedida em uma palestra. O ministro será escutado nesta quarta-feira (18). 

    Segundo uma publicação no Diário Oficial da União, o ministro está afastado para um tratamento de saúde no período de 10 até 21 de março.

Via Cnews

0 comentários:

Postar um comentário