quarta-feira, 24 de junho de 2015

Crise fecha lojas e desempregados pernoitam no SINE por um emprego


Sobral – Desempregados pernoitam no SINE por um emprego.
Comércio sofre com a crise, lojas fecham no centro de Sobral e centenas de desempregados estão pernoitando na sede do SINE (Sistema Nacional de Emprego), em Sobral, no Norte do Ceará. O surgimento de aproximadamente 150 vagas de emprego para jovens aprendiz, divulgados pela Grendene, maior indústria instalada neste município, provocou uma correria e mobilizou centenas de pessoas desempregadas, formando filas gigantescas que chegam a dobrar o quarteirão. Alguns chegam a passar a noite na calçada do órgão, na tentativa de pegar uma ficha e serem atendidos para participar da seleção, como foi o caso das amigas Iara Mota, Odara Barros, Charles Teixeira e Sameire Silva. Elas são de Massapê, saíram de casa por volta das 22h dessa última terça-feira 23 e chegaram na sede do SINE por volta das 23h. Elas já não eram as primeiras da fila, mas conseguiram atendimento e podem garantir o primeiro emprego. Já não teve a mesma sorte o jovem que atende pelo codinome “Natalia Lohane”, ele mora no bairro Alto da Brasília e já era a sua terceira tentativa de ser atendido pelo órgão, só essa semana. O dia amanheceu e quando as fichas começaram a serem distribuídas, por volta das 07h30 da manhã dessa quarta-feira 24, centenas de pessoas já formavam uma fila que dobrava o quarteirão.



Crise financeira do país contribui para o agravamento da situação, e lojas estão fechando no centro de Sobral. Procuramos levantamentos técnicos de pesquisas, tanto no SEBRAE, quando no  SINE, mas os órgãos não souberam passar informações detalhando o número de lojas fechadas na cidade nos últimos meses, nem a causa. Tentamos contato por e-mail com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, mas não tivemos retorno. Nossa equipe caminhou por algumas ruas do centro da cidade e chegamos a contar 15 lojas fechadas. Um empresário do ramo de calçados, com loja na praça de Cuba, conta que já demitiu seis vendedores e outros seis estão de aviso prévio. “Se não melhorar, vou ser obrigado a reduzir o quadro ainda mais”, contou.

Segundo o coordenador da Regional Norte, do SINE IDT,  João Loureço Portela, a procura por emprego ficou intensa desde a última segunda-feira, quando se espalhou a notícia das vagas na Grendene, mas segundo ele, as cerca de 150 vagas são direcionadas para jovens aprendiz, atendendo o programa do primeiro emprego. Além dessas vagas, outras em menor número são direcionadas para profissionais dos mais diversos setores e ofertadas também por outras empresas. Além de intermediar mão de obra, o órgão também emite carteira de trabalho e encaminha a documentação do trabalhador para o seguro desemprego. Outra atividade pouca divulgada são as oficinas de orientação para o trabalho e orientação profissional para os trabalhadores, oferecido pela entidade.

O SINE IDT de Sobral atende de segunda a sexta-feira, de 07h30 às 17h e está localizado na rua Paulo Aragão 659, centro.

Telefone de contato: (88) 3677-4274





Fonte Wellington Macedo

0 comentários:

Postar um comentário