terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

NO RECIFE, SECRETÁRIO ESTADUAL DIZ QUE FALA COM DETENTOS DO SISTEMA PRISIONAL REGULARMENTE.

Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico (PSDB)
Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico (PSDB), o fato de detentos usarem celulares para se comunicar com ele “não é nada de excepcional”. A declaração foi dada em entrevista ao Blog nesta terça-feira (2), após ter afirmado, em audiência na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), que deu o número de celular a detentos do sistema prisional.
Eurico explicou que, como secretário, recebe informações de familiares de presos, membros do judiciário, agentes, policiais de dos próprios presos.
“É importante que todos se comuniquem comigo e me informem a situação dos presídios. O fato de os presos ligarem para mim não é nada excepcional, porque é importante ouvir a comunidade prisional para que se observe a prática de violência, tortura e tentativas de fuga”, salientou.
Segundo o secretário, não apenas ele, mas o Coronel Vespaziano, da Secretaria de Ressocialização (Seres), também recebe informações por meio de ligações de dentro dos presídios. “Infelizmente, a oposição está querendo botar chifre em cabeça de cavalo ao dizer que estamos prevaricando com nossa atividade”, disparou.
Questionado se o hábito de falar com os detentos pelo celular incentivaria o crime de porte de celular em presídios, previsto em lei desde 2009, o secretário negou. “Não acho que estimula, porque apreendemos celulares a toda hora. No ano passado, recolhemos 4 mil celulares, então coibimos a prática”, disse.
“Muitas pessoas me dão informações que não podem falar na frente dos outros, que têm que ser preservadas. Nos valemos da existência como estratégia de segurança. Se tem, dentro das unidades, pessoas que querem passar informações, é evidente que, como secretário, vou ouvir”, acrescentou.
Por Anna Tiago, repórter do Blog de Jemildo

0 comentários:

Postar um comentário