terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ameaças do PCC teriam feito o governador Camilo Santana desistir de instalar bloqueadores nos presídios

O uso de celulares dentro dos presídios cearenses levantou uma nova polêmica envolvendo o governador Camilo Santana (PT). Por recomendação do secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, Santana estaria propenso a desistir de instalar os aparelhos nas cadeias, por temer a reação violenta da facção criminosa  Primeiro Comando da Capital (PCC), que hoje domina as penitenciárias e Casas de Privação Provisória da Liberdade, as CPPLs. Camilo teria ordenado o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa com o objetivo de ser implantado um sistema de bloqueio de sinal de telefona móvel (celulares) nas unidades do Sistema Penal, principalmente naqueles situados nos Municípios de Itaitinga, Aquiraz, Caucaia e Pacatuba, todos na Região Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e onde estão instaladas cinco CPPLs e uma penitenciária.
Resultado de imagem para governador camilo santana
No entanto, Leitão teria advertido o governador sobre os riscos de uma violenta reação do PCC caso os bloqueadores fossem instalados. Os bandidos teriam ameaçado uma retaliação sangrenta nas ruas da Capital, principalmente, como a queima de ônibus, “arrastões” e até chacinas caso esta medida venha a se concretizar.
Já aconteceu
No ano passado, o mesmo tipo de atitude aconteceu em Fortaleza,  quando os detentos resolveram denunciar maus-tratos sofridos nas cadeias. Vários coletivos foram incendiados na cidade, num desafio à pasta da Segurança Pública. Um membro do PCC acabou preso.
Conforme os informes, a instalação dos equipamentos iria causar a ira dos chefes locais da facção criminosa e o secretário Leitão teria advertido Camilo Santana de que a própria segurança pessoal do chefe do executivo e de seus familiares ficaria em situação de risco.
Desde a semana passada o assunto domina a Imprensa local, mas o governo do Estado não se pronuncia sobre o caso, seguindo orientação do Palácio da Abolição. Delegados da Polícia Civil e oficiais da PM teriam recebido ordens superiores para também não se pronunciar a respeito.
FONTE CEARÁ NEWS 7

0 comentários:

Postar um comentário