sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

PROGRAMA JOVEM ESTAGIÁRIO OFERECE AUXÍLIO-TRANSPORTE E REMUNERAÇÃO DE R$ 353

Projeto ajuda jovens no mercado de trabalho (FOTO: Reprodução TV Jangadeiro)

O Jovem Estagiário faz parte do programa Primeiro Passo, que conta ainda com outras duas linhas de atuação: Jovem Bolsista e Jovem Aprendiz. Jovens cearenses estão tendo oportunidade de se preparar melhor para o mercado de trabalho. O programa Primeiro Passo ajuda estudantes que precisam de experiência profissional. Vitória Bezerra tem 19 anos e há um mês conseguiu o primeiro emprego de auxiliar administrativo na Secretaria de Saúde, e na mesma sala onde se destacou no programa Jovem Estagiário. “A gente aprende muito aqui, é muito bom”.

O Jovem Estagiário atende estudantes da primeira e segunda séries do Ensino Médio, na faixa etária de 16 a 21 anos. Eles são encaminhados para estágio na área administrativa de empresas públicas e privadas, onde passam um ano. Recebem auxílio-transporte e remuneração de R$ 353,00 do governo do estado. O Jovem Estagiário faz parte do programa Primeiro Passo, que conta ainda com outras duas linhas de atuação: Jovem Bolsista e Jovem Aprendiz. Todas as três linhas trabalham o desenvolvimento das competências social e profissional.

O Jovem Bolsista é para estudantes da 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental ou educação de jovens e adultos três e quatro. Eles participam de cursos de iniciação profissional por um período de três meses. O jovem aprendiz é para alunos do terceiro ano do ensino médio ou que estudam a noite ou que já tenham concluído. Eles devem ter entre 16 e 22 anos. Todos passam por qualificação e são encaminhados a empresas privadas onde atuam durante um ano. O programa Primeiro Passo existe há mais de 10 anos. Em 2017 atendeu aproximadamente sete mil jovens. De 2013 até agora, mais de 85 mil tiveram a oportunidade de capacitação para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho.

BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: TRIBUNA DO CEARÁ

Um comentário: